30 novembro 2020

A minha escola

Frequentei a Escola nº 28, de Pereira do Nascimento, na Ganda, Província de Benguela em Angola. Esta vila, tomou o nome de “Mariano Machado”, em homenagem à alguém importante na construção do Caminho de Ferro de Benguela. Era a vassalagem que se prestava aos ingleses, proprietários dos caminhos de ferro  e dos diamantes em Angola.       
A professora, Senhora D. Emilia Santos, mãe de três filhos, Joaquim, Teresa e Mila, era muito exigente, mas uma excelente pedagoga. Aprendi a ler e a contar nessa escola, onde fui matriculado em 1938. Gostavam, ela e o marido e os filhos, de mim. Vim a ser compadre do Joaquim que se formou em direito e foi um dos meus melhores amigos.
Tive como parceiro de carteira o Celso. Era deficiente e por causa das suas diabruras, apanhei muitos puxões de orelha. Mas era meu amigo e respeitava-me, o que não acontecia com os demais colegas que o gozavam ou se riam dele, e a quem  retribuía, sorrateiramente, murros e pontapés quando os apanhava distraídos. Aqui ficam as lembranças em vésperas da 2ª Grande Guerra.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Calhando ...

  Tenho uma grande paixão pelo Benfica. Desde criança  e assim que soube pronunciar a palavra Benfica que sou deste clube. Ontem, 18 de Agos...